Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Nó (2020)

  • 21 Mar, 06:00
  • change text size:

Artist:
Title:
Year Of Release: 2020
Label: Tratore
Genre: World; Folk; Latin; Jazz
Quality: MP3 320 kbps; FLAC (tracks)
Total Time: 33:33
Total Size: 78; 198 MB
WebSite:

A conexão entre Giovanni Iasi e Luisa Lacerda começou antes de se conhecerem, enquanto trilhavam separadamente caminhos que os levariam a conciliar desejos comuns, tangenciando o rico universo da nossa canção popular. Daí nasceu Nó!
Giovanni e Luísa se apresentaram juntos nos dois últimos anos no formato de duo (voz e violão) e preparam atualmente a gravação desse disco com músicas de Giovanni em parceria com os letristas Iara Ferreira, Thiago Amud, Diego Casas, Luiz Tatit, Mauro Aguiar e Rogério Santos. Transitando entre a delicadeza de uma valsa até a frenética dança de um frevo, o disco os convida, através desses gêneros distintos, a conhecer as paisagens de um cenário brasileiro regional e universal, repleto de contrastes e idiomatismos.
O repertório autoral é apresentado em sua maioria por arranjos para vozes e violão, contando também com as participações dos bandolinistas Fernando Dalcin e Luis Barcelos, da violoncelista Maria Clara Valle, do cantor Pedro Iaco e do Quarteto Maogani.

Giovanni Iasi
Nascido no dia 19 de junho de 1987 em São Paulo, Giovanni Iasi começa a tocar aos 14 anos com um violão velho de seu pai. Em 2012 gradua-se em Violão Popular pela UNICAMP, onde teve aulas ministradas pelo violonista Ulisses Rocha. De 2008 a 2012, Iasi teve aulas particulares de composição com o violonista e compositor Guinga, exercendo grande impacto sobre a formação de sua concepção musical. Nesse mesmo período desenvolve composições com enfoque na canção forjando parcerias com os letristas Luiz Tatit, Simone Guimarães, Thiago Amud, Alice Ruiz, Mauro Aguiar, Iara Ferreira e Rogério Santos. Em 2012 ganha o II Festival de canção da UNIFESP com a música “Nó”, que também foi premiada como melhor arranjo do festival. Criou diversos grupos no âmbito da música popular como o quarteto Omni, Viva trio e Rio da Minha Aldeia, onde desenvolveu uma pesquisa sobre o fado e sua releitura dentro da linguagem brasileira. Apresenta-se em diversas capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Bueno Aires. Em 2013, como compositor e violeiro, grava o primeiro CD do septeto Romeiral, que traz em seu repertório regionalismos de diferentes lugares do mundo, através de uma linguagem que mescla a expressão popular e folclórica com a sonoridade da música de concerto. No início de 2014, desenvolve seu primeiro projeto de violão solo, contando com a supervisão artística do violonista Paulo Bellinati. Nesse projeto traz um repertório totalmente autoral, transitando entre paisagens que flertam com diferentes estéticas ao redor do Brasil e do mundo. Através de uma sonoridade bem trabalhada e arranjos propositivos, Iasi busca atenuar fronteiras e desenhar um panorama moderno do violão brasileiro. Em junho de 2014 é selecionado pelo festival internacional "Espírito Mundo" e realiza um concerto de violão solo na cidade de Matera, na Itália. Em 2015 é convidado pela hidrelétrica binacional ITAIPU para realizar uma série de shows na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu. Atualmente trabalha no lançamento do duo Iasi Iaco atuando como arranjador, violonista, violeiro e também compositor de canções/peças instrumentais.

Luísa Lacerda
Destaque no cenário musical como uma das revelações da nova geração da MPB, a cantora e violonista Luísa Lacerda, tem se apresentado na noite carioca em espaços de tradição musical (Bar Semente, Beco das Garrafas, Rua do Ouvidor, Parque das Ruínas, Rio Scenarium) e em eventos, no Rio e outras capitais como Belo Horizonte - MG e São Paulo - SP. Os shows alternam-se quanto ao formato, sendo alguns mais intimistas, com voz e violão, e outros na companhia de instrumentistas do porte de Pedro Franco, Guilherme Pimenta e do Quarteto Geral. No repertório, canções selecionadas de importantes compositores brasileiros, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Cartola, Guinga, Edu Lobo, Tom Jobim, Paulo César Pinheiro, Sérgio Sampaio, Ronaldo Silva , assim como de novos compositores. Em 2016, o show solo de Luísa foi apresentado no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e no Centro Cultural dos Correios de Niterói, mediante seleção de editais públicos.Nesse mesmo ano, a cantora participou ainda de três outros projetos: Cantos Cores, Meia Volta e Ponteando. "Cantos Cores", com as cantoras Mariana Baltar, Alice Passos e Ilessi foi apresentado no Bar Semente, na Lapa e no Bottle's Bar, em Copacabana, com a participação de convidados ilustres, como Marcos Sacramento, João Camareiro, Thiago Amud, Bianca Gismonti e outros. "Meia Volta", em parceria com o jovem compositor e violonista Miguel Rabello, ganhou os palcos da Casa do Choro, do Centro de Referência da Música Carioca, do Teatro do BNDES-RJ e do Teatro Municipal de Niterói. Também atuou no "Ponteando", um espetáculo com o Quarteto Geral, foi

apresentado no Teatro do BNDES-RJ, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói e no Teatro Municipal Ziembinski. Em 2017, Luísa Lacerda apresentou-se, ainda, em Belo Horizonte, no evento Rio Santos Bossa Festival e no XXX Festival Internacional de Música do Pará. Em novembro, lançou seu primeiro CD, Meia Volta, em parceria com Miguel Rabello, pela Acari Records.



Tracklist:
01. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Lua Ri (3:03)
02. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Vivo a Vagar (3:03)
03. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Gaiata (3:43)
04. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Acalanto (3:00)
05. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Valsa Fria (4:01)
06. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Nó (2:18)
07. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Ínfimo Infinito (2:44)
08. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Boi Boi Boi (2:14)
09. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Espelho d'Água (3:56)
10. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Viva a Vó (2:19)
11. Giovanni Iasi e Luisa Lacerda - Ilustre Desconhecida (3:11)